MENINA ABUSADA – De autoria do grupo de teatro Roda Mundo, o Menina Abusada é um espetáculo de teatro popular que foi concebido com o intuito de ser mais um instrumento para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes. Desde agosto de 2005 vem sendo apresentado em locais públicos, escolas, faculdades e em cidades do sertão pernambucano.

As apresentações terão continuidade pelo interior de Pernambuco onde o índice da prática (abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes) é crescente.

O GRUPO - O Roda Mundo não conta com nenhum ator profissional no elenco. São estudantes e profissionais de diversas áreas que abraçaram e estão trabalhando pela causa. Foram dois meses e meio de ensaios sob o comando dos diretores Arnaldo Siqueira (Paixão de Cristo de Nova Jerusalém) e Pedro Salustiano (Samba no Canavial).

O Menina Abusada é realizado pelo Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), em parceria com o Sindicato dos Médicos, IMIP e CHESF. O espetáculo também conta com o apoio da Raio Propaganda e da RS Publicidade.

Confira a reportagem publicada na Revista Movimento Médico 6 e também participe da Comunidade do Menina Abusada no Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=8903156

VÍDEO
Multimídia (ver vídeo)
Assista o espetáculo Menina Abusada completo. As imagens foram feitas pela Rede Globo, durante apresentação na Estação Central do Metrô, em Recife
Vídeo
APRESENTAÇÕES 2006 | Apresentações 2005
Curitiba (ver fotos)

O Roda Mundo desembarcou em Curitiba na manhã do domingo, 30 de julho, onde encarou um frio de até 4º. A apresentação foi na Praça do Largo da Ordem, onde há uma tradicional feira hippie. Parte do elenco teve que sobrepor ao figurino alguns agasalhos. A TV Educativa do Paraná filmou e distribuiu o dvd para todas as escolas públicas do estado. A viagem do grupo para a cidade contou com o apoio do Sindicato dos Médicos do Paraná (Simepar).
Ainda em Curitiba, na segunda, 31 de julho, foi realizado o Encontro Brasileiro de Direitos Humanos, onde o vídeo do Menina Abusada foi apresentado..

PDF
12 FOTOS
São Paulo (ver fotos)
O Roda Mundo levou o frio pra São Paulo. No sábado, 29 de julho, os termômetros chegaram a marcar 10º, depois de uma onda de intenso calor. A apresentação foi no auditório do Hospital dos Servidores do Estado, na Vila Mariana, durante o Congresso dos Médicos Residentes.
PDF
15 FOTOS
Rio de Janeiro (ver fotos)
No dia 28 de julho o Roda Mundo cruzou fronteiras e chegou ao Rio de Janeiro. A apresentação foi no térreo do edifício Empresarial Argentina, na Praia do Botafogo, às 13h. Muitas pessoas, que voltavam do almoço, pararam pra ver o recado do Roda Mundo e se emocionaram.
PDF
13 FOTOS
Barreiros (ver fotos)
Concluindo as apresentações - dentro da última etapa da Caravana do Cremepe 2006 - o Menina Abusada foi mostrado à população do município de Barreiros na sexta-feira, 14 de julho. O diferencial dessa apresentação para as outras é que a temperatura estava muito alta (a apresentação foi por volta das 13h) e o Roda Mundo, literalmente, suou a camisa!
PDF
19 FOTOS
Primavera (ver fotos)
Na tarde da quinta-feira, 13 de julho, o Roda Mundo levou à Primavera, a mensagem do Menina Abusada. Por sorte os alunos que moram na Zona Rural do município estavam saindo da escola e também puderam assistir todo o espetáculo antes de voltar pra casa.
PDF
71 FOTOS
Sirinhaém (ver fotos)
A apresentação foi no pátio da feira do município no final da tarde do dia 12 de julho. O espaço era pequeno, mas a população de Sirinhaém compareceu em bom número ao local.
PDF
21 FOTOS
Joaquim Nabuco (ver fotos)
Dentro da quinta, e última, etapa da Caravana do Cremepe 2006, o Menina Abusada foi apresentado no dia 11 de julho na praça do comércio de Joaquim Nabuco. Dezenas de pessoas assistiram, se emocionaram e interagiram com o grupo Roda Mundo.
PDF
21 FOTOS
Ilha de Deus (ver fotos)
No dia 08 de julho, durante o lançamento dos programas de educação (Prevupe e Supletivo) na comunidade houve o momento cultural, com apresentação dos vídeos produzidos por estudantes da Ilha e do Menina Abusada. Esta apresentação, que foi a segunda para os moradores de lá, foi realizada dentro da Escola Municipal Capela Santo Antônio.
PDF
52 FOTOS
Águas Belas (ver fotos)
Nesse município o Roda Mundo se apresentou debaixo de muita chuva no dia 17 de maio. Esse dia também marcou a estréia de Ricardo Paiva - no diálogo dos gringos - sendo substituído no papel de Zepelin por Otávio Valença. A apresentação foi na praça da prefeitura e contou com a presença de dezenas de pessoas - adultos e crianças - mesmo com a forte chuva.
PDF
09 FOTOS
Saloá (ver fotos)
Também dentro das atividades da III etapa da Caravana do Cremepe 2006, o espetáculo Menina Abusada foi apresentado no dia 16 de maio na quadra de esportes da cidade de Saloá, no Agreste.
PDF
06 FOTOS
Jupi (ver fotos)
No dia 15 de maio, dentro da III etapa da Caravana do Cremepe, o Roda Mundo mostrou o Menina Abusada na quadra de esportes do município de Jupi, no Agreste.
PDF
09 FOTOS
Lagoa Grande (ver fotos)
A apresentação do Menina Abusada em Lagoa Grande, na manhã do dia 07 de abril, teve de tudo para não acontecer. Faltou som e microfones; o local da apresentação mudou de última hora... Mas o público esperava ancioso para assistir ao espetáculo. E o Roda Mundo não desistiu. Com o apoio da cantora Kelly Rosa, que acompanhava a Caravana, a apresentação ficou emocionante e a platéia interagiu cantando junto.
PDF
08 FOTOS
Santa Maria da Boa Vista (ver fotos)
No município, banhado pelo Rio São Francisco o Menina Abusada foi encenado na noite de 06 de abril. O grupo se apresentou num pequeno palco fixo localizado na praça principal da cidade. Para o espetáculo, a Prefeitura fez uma boa produção de som e luz. O público - adultos, adolescentes e crianças - assitiu a tudo atentamente.
PDF
33 FOTOS
Terra Nova (ver fotos)
No dia 05 de abril a cidade de Terra Nova parou para ver o recado do Menina Abusada. A apresentação foi na praça da prefeitura.
Na platéia, mais uma vez, muitas crianças emocionadas com a história de Geni, que sai de casa ainda criança para se prostituir.
PDF
23 FOTOS
Santa Filomena (ver fotos)
A cidade sertaneja proporcionou uma das apresentações mais emocionantes para o grupo Roda Mundo. Antes, durante e depois da apresentação do Menina Abusada, no dia 04 de abril, a platéia, formada, em sua maioria, por crianças e adolescentes, se emocionou, interagiu, cantou e entendeu o recado. O xote com o número do disque-denúncia "0800-99-0500" foi entoado por centenas de pequenos meninos e meninas após a encenação. Os integrantes do grupo bricaram, cantaram e se divertiram com as crianças por mais de uma hora após o espetáculo.
PDF
26 FOTOS
Afrânio (ver fotos)
Dentro das atividades da Caravana do Cremepe, Sindicato dos Médicos e Secretaria Estadual de Saúde, que teve início no mês de abril, o Menina Abusada foi mostrado aos moradores de Afrânio, município distante 675 quilômetros do Recife, na noite do dia 3 de abril. A cidade foi a primeira a receber o espetáculo em 2006
PDF
06 FOTOS
Bastidores (ver fotos)
Aqui os integrantes do Roda Mundo estão fora de cena. Durante as viagens para apresentar o Menina Abusada, longe de casa, eles comemoram aniversário, descansam,  se divertem...
PDF
55 FOTOS
Conselho Regional de Medicina de Pernambuco - CREMEPE
MENINA ABUSADA - REALIZAÇÃO - CREMEPE PARCERIA - SIMEPE, IMIP e CHESF APOIO - RAIO PROPAGANDA e RS PUBLICIDADE
© CREMEPE - Conselho Regional de Medicina de Pernambuco. Todos os direitos reservados.
Produzido por 2Dvirtual - Design e Desenvolvimento Web